Plant for the Planet – Apresentação
Plant for the Planet na Alemanha
A Plant for the Planet (PftP) é uma organização não governamental alemã que objetiva promover o protagonismo de crianças e jovens na proteção ambiental e climática. As ações da ONG foram iniciadas por um estudante alemão, Felix Finkbeiner, quando ele tinha nove anos.
Felix Finkbeiner, com a intenção de trazer maior notoriedade ao projeto foi em busca de figuras públicas que abraçassem a ideia, assim após a primeira árvore ser plantada, Klaus Töpfer, ex-ministro alemão de meio ambiente e diretor-executivo do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), tornou-se o patrono oficial deste movimento.
Nos anos seguintes, Felix, contatou diversas autoridades mundiais e o movimento se espalhou por diversos países. As palavras de ordem fundamentais deste movimento são: “pare de falar e comece a plantar” ou “stop talking, start planting”.
Plant for the Planet no Brasil
O bioma Mata Atlântica, que é um dos mais ameaçados do Brasil, está presente em todo o estado de Santa
Catarina. A cidade de Araranguá não é uma exceção e tem alto índice de desmatamento e poluição de seus
mananciais. A solução destes problemas deve contar com ações governamentais, mas não podem ser uma
exclusividade deste. É necessária uma participação ativa da sociedade como fiscalizadora, protetora e
reconstrutora dos ambientes preservados ou a serem resgatados.
O Projeto “Plant for the Planet” busca desenvolver esta consciência de proteção ambiental e climática em crianças e jovens, a fim de torná-los agentes de mudança. Desta forma, poderão colaborar na construção de uma nova realidade local e ao mesmo tempo participar de um movimento mundial.
A Plant-for-the-Planet chegou ao Brasil em 2017, como parte de sua missão de ampliar a sua atuação pelo mundo a atingir a ousada meta global. Atualmente ela atua em SP, PR, MG, BA e SC. No último ano, a Plant-for-the-Planet formou já 480 Embaixadores de Justiça Climática em cinco cidades e plantou mais de 700 mudas nativas em cooperação com o poder público, iniciativas privadas e entidades do terceiro setor.
Plant for the Planet em Araranguá
Na UFSC-Araranguá as ações do PftP ocorrem por meio de um projeto de extensão.
O projeto tem por objetivo principal a organização e oferta de oficinas (academias) para a conscientização e empoderamento de crianças junto às escolas da região sul do Estado de Santa Catarina. Além disto, visa fomentar a abertura de clubes PfP nas escolas locais bem como apoiar a construção de uma rede PfP no Brasil.
A equipe do PftP formada por professores e estudantes do curso de Engenharia de Energia identifica as escolas interessadas e busca parcerias para obtenção de mudas e áreas de plantio.
Além disto, a equipe busca apoiadores para o patrocínio das camisetas e da alimentação das crianças participantes.
Após a identificação das escolas e crianças interessadas, o espaço para realização das oficinas, parceiros e patrocinadores são realizadas as oficinas e ações de plantio.